Um passo a passo de como implantar um programa de compliance com sucesso

Sistema

Desde 2013, a procura por serviços de compliance aumentou 35% (pesquisa Deloitte).

Está se perguntando o que aconteceu em 2013? Esse foi o ano em que a Lei Anticorrupção entrou em vigor.

De uma coisa todos nós sabemos, uma vez que um negócio é aberto, milhares de normas precisam ser seguidas, o que nos leva à um programa de compliance.

Implantar um programa de compliance depende de diversos fatores, como o tamanho da sua empresa e sua cultura organizacional, por exemplo. Alguns negócios podem contar com um profissional dedicado a colocar o programa em prática, já outras contam com um departamento inteiro especializado no assunto.

Outro ponto a ser destacado é que o programa pode sim ser criado pela própria empresa, mas não é totalmente livre, uma vez que deve ser pautado a partir de normas que já foram instituídas pelo poder público.

Já sabemos que estar em compliance deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para as organizações, mas como fazer uma implantação de um programa de forma eficaz e com sucesso?

1. Faça uma análise de riscos

A quais riscos a sua empresa está ou pode estar exposta? É a partir dessa análise que será possível criar regras que conversem com a realidade do seu negócio, tal como com as necessidades dos órgãos fiscalizadores.

2. Defina um plano de ação

Nesse momento, trace estratégias que podem mitigar eventuais desvios de conduta

3. Crie um código de ética

Definir regras que façam sentido para os valores da sua organização ou com a forma que ela atua no mercado pode protegê-la de eventuais riscos corporativos.

4. Forme um departamento de Compliance

Nesta etapa, é preciso que a empresa considere a sua realidade e analise sua situação para determinar suas necessidades.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Atualmente, utilizar uma solução de compliance não é um diferencial, e, sim, um pré-requisito que garante que todas as exigências legais sejam atendidas em dia.

Quer conhecer uma solução que pode ajudar a sua empresa com um compliance fiscal íntegro e seguro? Clique aqui! (Botão de entrar em contato)

6. Capacite os colaboradores

É importante que a elaboração do programa leve em conta o fácil acesso de todos os envolvidos. Para isso, é importante investir na realização de palestras e outras formas de orientação para alinhamento junto a esses profissionais.

7. Monitore o funcionamento do programa

É preciso assegurar que os envolvidos estejam comprometidos com o programa, e esse é um trabalho contínuo, por isso o programa precisa ser monitorado constantemente.

A eficácia da implantação do programa depende muito do profissional ou departamento responsável, pois é preciso que ele direcione a adequação das atividades da empresa com produtividade e confiabilidade.

Importante também lembrar que um programa compliance vai além do departamento jurídico, é uma tarefa que envolve uma equipe multidisciplinar, que irá possibilitar ações transparentes e diminuir possíveis riscos.

Entenda mais