Relacionamento com clientes é a chave para o sucesso

Sistema

Em um mundo onde a tecnologia está em ascensão e tudo está cada vez mais automatizado, o diferencial pode estar no relacionamento, nos laços que criamos com as pessoas que nos rodeiam.

Relacionamentos se baseiam em comunicação, respeito mútuo e convivência. O relacionamento com os clientes não é diferente e não se resume à uma técnica, um software ou um processo definido, ele precisa ser de fato um dos pilares centrais do negócio. Partimos de um princípio básico: pessoas se relacionam. Desde o início de uma operação até a entrega final do projeto, temos pessoas envolvidas, certo?

Um bom atendimento é marcado pelo tratamento profissional efetuado ao cliente. Ainda assim, não se pode confundir o profissionalismo com “robotismo”. Humanizar o atendimento é essencial. O profissionalismo está na cordialidade, pontualidade e responsabilidade frente aos possíveis problemas que podem surgir e que precisarão de atenção.

O cliente precisa se sentir seguro, saber que está sendo atendido por alguém que o conhece e o acompanhará em todo o processo. Além disso, o cliente, nos dias atuais, requer um atendimento que facilite a sua vida. Com menos tempo e muitas informações, nosso desafio é manter o cliente atualizado sobre as novas soluções e saber ofertar o que ele precisa de verdade, superando as expectativas e sustentando uma relação de confiança.

É possível utilizar a tecnologia a nosso favor, com a ajuda de sistemas de gestão, alimentamos e cruzamos informações variadas como contatos, histórico de negociações, ocorrências, valores econômicos e financeiros. Mantendo um registro com todos esses pontos, serão propiciados ganhos em agilidade e identificação de oportunidades, além dos pontos de melhoria. Tratar o relacionamento com os clientes como prioridade é o caminho não só para conquistar novos clientes, mas, principalmente, para fidelizar os atuais.

Como já dizia Steve Jobs: “Mantenha-se próximo de seus clientes. Tão perto que seja você a dizer a eles o que precisam, muito antes que eles se deem conta do que necessitam.”

Entenda mais