Qual é o papel de um bom líder?

Consultoria Empresarial

Com o passar dos anos, o mundo coorporativo se reinventou. As formas de gestão já não são mais as mesmas e os desafios se tornam maiores a cada dia. A cultura organizacional, antes preocupada com números, se rende às pessoas. Aliar o planejamento estratégico às necessidades da equipe certamente trazem bom resultados e é, neste momento, que surge a importante figura do líder. 

Quando pensamos na figura do gestor, logo nos vem à mente uma pessoa autoritária, que impõe as suas vontades e não dá ouvidos para a sua equipe. Porém, esse papel já não existe mais, cedendo espaço a figuras que inspiram e são verdadeiros parceiros de pensamento e comportamento da organização e dos colaboradores.

Mas como ser um bom líder? 

Esta é uma dúvida frequente entre vários gestores. São inúmeras as características de um CEO, desde o conhecimento da empresa, sua missão, valores e processos administrativos até o envolvimento com os outros funcionários, caminhando na mesma direção em prol das metas estabelecidas. 

Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil. É necessário inspirar confiança, credibilidade e estabelecer uma relação de respeito, e não de medo, com a equipe, o que facilita a resolução de eventuais problemas do setor. 

Tudo isso oferece mais qualidade de vida às pessoas, não só fisicamente, mas psicologicamente, contribuindo com os resultados esperados pela empresa. 

Ser um bom gestor exige muita flexibilidade, comunicação e dedicação às pessoas, afinal, lidar com as diferenças é sempre um grande desafio.

O papel do líder é, portanto, um dos ingredientes para uma gestão de sucesso. É isso que as empresas desejam nos dias atuais. É isso que faz uma corporação diferente da outra. É isso que traz destaque, que engaja e motiva as pessoas a lutarem como uma equipe.


Cheila Alexandre

Gerente de Recursos Humando da Magnus Consultoria

Entenda mais