Qual a importância do posicionamento de mercado para o seu negócio?

Consultoria Empresarial

Em um cenário onde as opções são vastas e as escolhas são cada vez mais complexas, ter um posicionamento de mercado definido e eficaz é essencial para conquistar a atenção e a preferência dos consumidores. É a maneira de se destacar em meio ao mar de concorrentes e criar uma vantagem competitiva duradoura.

Neste blog, vamos explorar a importância de ter um posicionamento de mercado bem definido para o seu negócio, além de dicas que irão te ajudar a criar uma vantagem competitiva, atrair clientes e construir relacionamentos duradouros.

Como definir o posicionamento de mercado?

Tão importante quanto vender, sua empresa precisa ter um posicionamento, é assim que você irá estabelecer uma posição única e diferenciada no mercado, e não ser somente mais um do mesmo.

Quando uma empresa se posiciona no mercado, ela assume uma posição de destaque com o seu produto ou serviço, levando em conta os diferenciais que o público valoriza.

De modo geral, o seu posicionamento é a maneira como você é percebido pelos consumidores em relação aos concorrentes.

Partindo do princípio de que um posicionamento de mercado na verdade é a percepção do consumidor, podemos afirmar que o posicionamento não está no nosso controle?

Na verdade, o posicionamento de mercado é uma construção, e se uma empresa não está construindo o seu posicionamento, ela já está inevitavelmente se posicionando. Estar sob o controle ou não estar, nesse caso, pode ser sim uma escolha.

Só que assumir essa posição não acontece da noite para o dia. É preciso criar uma estratégia, entender quais são seus diferenciais e, principalmente, definir como você quer ser percebido no mercado.

Esteja à frente 

A vantagem competitiva é um dos benefícios mais importantes de um posicionamento sólido.

Estar à frente é essencial em um mercado tão saturado. É através de um posicionamento claro e diferenciado que sua empresa irá se destacar, atrair clientes e ser percebido. Assim, sua marca se torna referência frente aos demais produtos e serviços disponíveis no mercado.

Conheça o seu público

Uma das teclas mais batidas na hora de definir uma estratégia para o mercado; tenha em mente quem é o seu público. Quando você o conhece, fica mais fácil desenvolver um posicionamento de mercado efetivo.

Isso porque, quando sabemos suas necessidades, desejos, preferências e comportamentos, conseguimos adaptar a oferta para atender às suas demandas específicas. Dessa forma, elaboramos estratégias mais eficazes que geram conexão e fidelização com os consumidores.

Se diferencie

Se você se diferencia, então comunique suas diferenças. É elas que servirão de fatores decisivos na hora do seu cliente escolher o seu produto e irão te diferenciar dos concorrentes.

Para isso, é importante comunicar com clareza e consistência todos os atributos únicos e os benefícios que sua empresa oferece, assim você irá se posicionar como uma marca relevante e percebida pelos consumidores como uma escolha de preferência.

Mapa de posicionamento 

Com um mapa, fica mais fácil de identificar qual seu posicionamento hoje dentro do mercado. O Mapa de posicionamento é uma ferramenta que compara os produtos ou serviços que sua empresa oferece aos das suas concorrências, usando como parâmetros os atributos que mais importam para o seu público-alvo.

Para isso, você precisa listar as marcas concorrentes e definir os fatores decisivos mais importantes do seu público. Desenhe o mapa posicionando os fatores como eixo X e Y – lembrando que uma extremidade de um eixo deve ser o oposto da outra extremidade - em seguida posicione sua concorrência e a sua marca.

Uma vez o mapa desenhado, você pode usá-lo para entender o seu posicionamento e mudar sua estratégia de marketing, caso necessário.

Tipos de posicionamento de mercado e exemplos

Existem quatro tipos de posicionamento que empresas podem seguir, confira a seguir as definições de cada um e exemplos reais.

Agora que entendemos mais sobre as vantagens de olhar para o posicionamento no mercado, fica mais fácil desenhar onde sua empresa está e onde ela quer chegar.

Esse processo fica mais assertivo quando possuímos uma visão mais estratégica do negócio como um todo. Através de um plano estratégico, por exemplo, você consegue entender qual caminho seguir para atingir os objetivos da sua empresa, informações que servem de direcionamento para a organização e que sustentam as tomadas de decisões no seu negócio.

Com uma visão abrangente do seu negócio, você poderá desenvolver estratégias de marketing alinhadas, e que, no todo, ajudam a posicionar sua empresa e ganhar a vantagem competitiva no mercado.

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