Intraempreender: quando a empresa precisa pensar nisso

Consultoria Empresarial

Com o passar do tempo, uma empresa pode perder seu potencial empreendedor, reduzir sua capacidade inovadora e pode ter seu desempenho prejudicado. O intraempreendedorismo é uma alternativa para que a empresa mantenha viva essa cultura empreendedora, e possa ser recriada e reinventada, mantendo alta competitividade no mercado.

Para que a empresa possa desfrutar desses profissionais, ela precisa incentivar e criar condições para que eles se desenvolvam. Os gestores precisam estar dispostos a abdicar de certo conservadorismo e permitir que os colaboradores possuam autonomia e possam participar e opinar sobre certas questões. Uma empresa com liderança descentralizada possui o ambiente ideal para o desenvolvimento de intraempreendedores.

Os valores pessoais e corporativos precisam estar alinhados, para garantir que o colaborador vista verdadeiramente a camisa da empresa. É importante que eles sejam motivados a se desenvolver, e sintam-se à vontade para aprimorar suas habilidades e mostrar seu desempenho.

É necessário que o colaborador entenda o processo de cada área em que está envolvido. Conhecer as demandas do mercado e saber discernir pontos fortes e fracos do produto/serviço, permitirão que ele seja capaz de identificar necessidades antes mesmo delas surgirem.

A geração de um ambiente intraempreendedor também é uma forma de inovação. Empresas com perfil empreendedor não terão grandes dificuldades em desenvolver programas e cadeias que estimulem os colaboradores ao intraempreendedorismo.

O mais importante é que haja uma compreensão por parte dos gestores de que esses profissionais podem e devem ser tão bons, ou melhores do que eles. É preciso ver os intraempreendedores como um "ativo de luxo" e não como possíveis concorrentes. Caso contrário, eles não terão capacidade de se desenvolver e contribuir com a evolução da empresa.

Entenda mais