Gestão de Pessoas: 5 dicas para sua empresa atrair e reter talentos.

Sistema

A montagem do capital humano de uma empresa é um passo fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É fácil entender o motivo: eles serão os responsáveis por viabilizar todo produto ou serviço prestado oferecido no mercado.

O que é Gestão de Pessoas?

É o conjunto de estratégias utilizadas para impulsionar o desempenho dos colaboradores. A Gestão de Pessoas começa logo no processo de seleção, com a escolha dos candidatos mais qualificados para cada função através da análise de vários critérios que vão além da capacidade profissional.

Depois, entra em cena a manutenção da equipe, ou seja, o trabalho interno de oferecer uma estrutura adequada e um bom ambiente que permita ao colaborador atingir seu potencial e entregar os melhores resultados possíveis.

5 dicas para atrair e reter talentos

Para ajudar você a realizar uma Gestão de Pessoas mais eficiente, separamos 5 dicas fundamentais que ajudarão a potencializar o rendimento do capital humano da sua empresa.

Ofereça um plano de carreira

Não é apenas o salário que atrai um bom profissional para uma empresa. Existem diversos outros fatores que tornam uma empresa mais atrativa que a outra. E um muito importante é a existência de um Plano de Carreira.

Cada vez mais, as pessoas têm tomado o cuidado de planejar seu futuro profissional, estabelecendo onde querem estar em determinado período de tempo. Com um Plano de Carreira, o colaborador consegue visualizar quanto tempo ele vai levar para chegar onde deseja e o que precisa fazer para atingir esse objetivo.

Employer Branding

Nos últimos anos, esse termo ganhou bastante visibilidade e vem sendo bastante usado desde então. Employer Brand é a reputação que a sua empresa tem como empregadora, a visão dela do ponto de vista dos colaboradores.

Para ser bem visto no mercado, é preciso fazer mais do que simplesmente aparecer naquelas famosas listas de “bons lugares para trabalhar”. O primeiro passo é investir na diferenciação, aquele fator que faz com que as pessoas escolham a sua empresa ao invés da concorrência. Pode ser o bom ambiente de trabalho, a possibilidade de crescimento ou os horários flexíveis. Depois, é preciso alinhar ideias e expectativas entre todos os setores.

Crie um bom ambiente de trabalho

Os colaboradores passam 8h por dia no trabalho. Se o ambiente não for adequado, for estressante e desgastado, a produtividade consequentemente será prejudicada e nada mais vai funcionar da maneira como deveria.

O primeiro passo para a criação de um bom ambiente de trabalho é uma estrutura adequada. Se você não tem condições de fornecer materiais de primeira linha, ofereça ao menos o mínimo possível para um trabalho bem feito, que funcione sem problemas. Isso se aplicada desde à cadeira onde ele senta até o computador que utiliza.

Um bom ambiente também diz respeito às relações entre a empresa, a chefia e os colaboradores. Estimule o diálogo entre as pessoas e inclua-as nos assuntos internos durante as reuniões. Organizar pequenos eventos internos para a socialização dos colaboradores, como happy hours, também é recomendável.

Motive sua equipe

Todo empreendedor sonha com uma equipe que abrace a empresa como se fosse sua ou, como se costuma dizer, “vista a camisa”. Mas não adianta pensar que isso vai acontecer naturalmente, sem qualquer tipo de esforço ou trabalho específico. Manter a equipe motivada é um dos principais desafios da Gestão de Pessoas.

O primeiro passo é conhecer bem os profissionais que trabalham pra você. Assim você tem condições de encaixá-los nas tarefas certas, em que vão render mais. Sempre que possível, ofereça treinamentos e cursos de aperfeiçoamento, para que eles possam desenvolver suas habilidades e mantenha-se sempre aberto ao diálogo, críticas e sugestões. Também é válido estabelecer metas a oferecer recompensas se elas forem atingidas. Só tome o cuidado de criar metas reais ou você vai gerar o efeito contrário.

Análise de desempenho com feedbacks

A análise de desempenho é importante para a Gestão de Pessoas. Ela oferece um relatório completo com pontos fortes para serem estimulados e pontos fracos para serem melhorados que promove a evolução do colaborador no ambiente de trabalho.

Para realizar a análise, selecione um período de tempo específico e estabeleça cuidadosamente os critérios avaliados. Quando tiver os resultados, é hora de dar um feedback. Esse retorno é uma parte imprescindível do processo, pois ajuda a motivar o colaborador e dá a ele a oportunidade de trabalhar nas suas fraquezas.

Num mercado competitivo como o dos dias de hoje, montar uma boa equipe é apenas o início do complexo trabalho que é a Gestão de Pessoas. É preciso ter a consciência de que a época em que os colaboradores eram meras peças de uma engrenagem ficou pra trás. A boa notícia é que essa nova realidade é muito melhor para ambos os lados.

Entenda mais