Consultoria Empresarial
A economia é um dos assuntos mais comentados ultimamente. Mais do que um conceito, a palavra se tornou parte do dia a dia das organizações e dos consumidores. A primeira reação que nos vem à cabeça em momentos de crise é reduzir os custos, afinal, quanto menos você ganha, menos pode gastar. Entretanto, para que seu negócio possa prosperar mesmo em um cenário de incertezas, é preciso manter o pensamento a longo prazo.
Em cenários adversos, cortar investimentos pode dar um certo fôlego, mas pode ser fatal no longo prazo. Por isso, é necessário avaliar os custos/investimentos e confrontá-los com o resultado que eles proporcionarão, antes de tomar uma decisão que comprometa o crescimento da organização.
Segundo nosso especialista, a palavra chave é a produtividade. Diante das evoluções do mercado econômico, no âmbito financeiro e administrativo, a noção de fazer o máximo possível, da melhor forma, sem perdas na qualidade é a estratégia mais eficiente para ter sucesso nos negócios. “Uma empresa só pode ser considerada produtiva quando é capaz de gerar produtos e serviços de qualidade, com menos despesas e em um espaço de tempo menor” explica.
Nesse momento, é necessário mapear as deficiências de uma empresa ou equipe e traçar novas estratégias e ações, como por exemplo, treinamentos e melhoria nos processos internos. “Investir em produtividade é também uma forma de reduzir custos, afinal, com a gestão adequada do tempo, é possível fazer mais em menos tempo” complementa.
Nosso especialista também explica que um dos primeiros passos para melhorar os resultados é a mudança na cultura organizacional. “Serviços como a consultoria e a implantação de sistemas, apesar de ser um investimento, contribuem para aperfeiçoar os processos, trazendo economia no dia a dia da empresa”.
Os sistemas também são bons aliados para gerenciar e melhorar a performance da empresa. Existem no mercado softwares que auxiliam na gestão de fretes, viagens e ainda no planejamento financeiro/orçamentário das empresas e podem reduzir consideravelmente custos específicos, além de proporcionar mais agilidade para a tomada de decisões. “Há vários aspectos que devem ser levados em conta na criação de indicadores de produtividade, como a excelência operacional e inovação. Mesmo com o investimento em softwares ou em consultoria, contar com uma equipe qualificada faz toda a diferença em épocas de crise” reforça ele.