Cultura e sua construção cotidiana

Consultoria Empresarial

Quando existe alguma referência à palavra cultura, o que vem à mente é: complexo, subjetivo, amplo, enfim, vários significados que deslocam a atenção para a grandiosidade do termo, e não percebemos o quanto pode ser simples “fazer” a cultura. 

Isso mesmo, fazer cultura é algo que todos os seres humanos conectados à uma mesma organização exerce como atividade diária. 

Como? Se relacionando entre si, conversando, trocando informações e ideias, tomando decisões, mantendo ou mudando algum processo, enfim, tudo que de alguma forma está ligado ao ser humano. Então podemos pensar a cultura como a soma de valores e crenças que cada ser que está na organização possui. Algo como um emaranhado de histórias que juntos criam uma história maior que é a da empresa.

Dessa forma pode-se colocar que quem comunica, informa, toma decisões é quem faz a cultura acontecer. 

Quer saber como sua cultura funciona? Conheça genuinamente os líderes (diretores, gerentes, coordenadores, líderes técnicos) e dirigentes da organização. São eles que estabelecem as regras de relacionamento entre todos os CPFs envolvidos com o CNPJ. Quer saber se a estratégia será devorada pela cultura no café da manhã? Descubra se quem vai colocar a estratégia em prática acredita, está de acordo ou compreendeu todos os impactos e sua importância. Tenha em vista o que todos pensam de fato, sem condescendências, seus medos, dificuldades, obstáculos ou até crenças que limitem a visão de quem vai operacionalizar. A realização de uma meta se possibilita cada vez que o líder é acolhido nas suas necessidades, isso pode vir de uma diretoria, outro colega, BPs, RHs ou qualquer um que esteja disposto resolver e não dificultar.

A base de uma empresa eficiente, que coloca suas estratégias na prática de forma assertiva, é ter muito bem pautada qual seu propósito, sua ideologia e o que é aceitável ou não no comportamento de seus membros. Isso se fortalece com autoconhecimento. Pessoas que colocam esforço em se conhecer e conhecer o outro se tornam mais consistentes e eficientes. E tudo começa com coisas do dia-a-dia, como “Bom dia!”, “Você está bem?”, “Deixa eu entender melhor...”, “Deixa eu ver se entendi certo..”, “Bom trabalho”, “Parabéns time!”, “Tivemos um problema e precisamos achar a solução, quem me ajuda”?. Pequenas frases, pequenos gestos são base para as grandes conquistas!

Entenda mais