Sistema
O mercado competitivo exige das empresas a adoção de medidas inovadoras em seus processos rotineiros, visando melhoria no desempenho da companhia. Arrumar uma solução viável e que torne estes processos mais fluidos é de extrema importância dentro do contexto.
Para suprir a necessidade da constante inovação tecnológica, as organizações têm buscado estratégias mais dinâmicas para atender as demandas do mercado, que criem valores organizacionais e permitam diferenciais, comparado com a concorrência.
Para a empresa crescer e se destacar, é preciso implantar sistemas tecnológicos que tragam benefícios. Mas é preciso avaliar com cautela qual a melhor tecnologia que será usada e quais serão os benefícios proporcionados por ela, para que a mudança seja efetiva.
No contexto empresarial, trazer inovações tecnológicas para dentro da empresa é trazer novos métodos de trabalho e ideias consideradas afrente do seu tempo, com o objetivo de superar as expectativas do mercado e satisfazer as necessidades dos clientes.
Todos os envolvidos dentro da organização devem estar aptos a mudanças de comportamento e a pensarem na melhor solução de como implantar novas tecnologias em antigos processos, pensando na otimização que a ação irá trazer. Para que isso aconteça, é preciso apontar o que precisa ser melhorado e pensar nas melhores soluções para seguir em frente de forma que as dificuldades não impeçam o resultado final.
Para analisar a viabilidade da inovação para a empresa, três principais pontos devem ser ponderados:
- Criatividade: gerar novas ideias, com o intuito de melhorar processos já existentes e implantar novos processos;
- Viabilidade: análise do potencial das ideias propostas de gerar lucros ou valor à empresa, do ponto de vista financeiro;
- Demanda: investiga se a realização da ideia é viável, de acordo com o interesse do público-alvo da companhia.
Sobrevivem e crescem dentro do mercado em que atuam as empresas que implantam gradativamente a tecnologia em seus processos. É preciso arriscar, neste caso, em inovações tecnológicas, os empresários e gestores precisam ser visionários, pensar afrente do seu tempo, para manter o seu negócio relevante entre a concorrência. Como diz o velho ditado, “quem não arrisca, não petisca”.
Mas mais do que pensar nas inovações tecnológicas, é preciso aceitar que elas existem para ajudar as empresas e pessoas, e aceitar a tecnologia trabalhando junto nos processos. Inovação não se trata apenas de se adaptar a novas tendências de mercado ou pensar em novos equipamentos.
Os profissionais envolvidos tem a missão de se atualizar e aprofundar em conhecimentos para conseguirem evoluir e alcançar a tão sonhada realização profissional. Não é apenas o funcionário que deve ter iniciativa. Um empurrãozinho da própria empresa é sempre bem vindo, como treinamentos ou qualquer renovação em processos já utilizados na rotina empresarial, com o auxílio dos avanços tecnológicos.
Não basta implantar um sistema tecnológico novo dentro da companhia, e continuar com o pensamento antigo, tanto o funcionário em si quanto a empresa ao todo. A missão, visão e valor da organização, junto com a filosofia presente no estabelecimento devem andar em conjunto com a vontade de inovar.
Para tal fato acontecer, é preciso a iniciativa da empresa de realizar treinamentos, palestras e atividades com o intuito de preparar os funcionários para receberem as inovações de braços abertos, e estarem preparados igualmente para trazer novos tipos de inovações tecnológicas à empresa. A tecnologia está presente no meio empresarial para auxiliar ações que o ser humano tem mais possibilidades de errar, diminuindo estas chances consideravelmente.
Gerir a inovação tecnológica dentro da empresa é imaginar uma forma de otimizar processos, realizando serviços com a mobilização de recursos disponíveis para alcançar o objetivo traçado, dando à organização um diferencial em relação aos concorrentes.
Dentro da empresa o resultado de uma gestão da inovação feito de maneira eficaz, trás benefícios, como maior qualidade no produto entregue, redução do prazo total de produção e aumento de geração de lucros à empresa.
A implantação da tecnologia não tem o intuito apenas para o auxilio nas atividades operacionais, sendo que estes processos podem ser utilizados para a otimização da gestão estratégica das empresas.
Inovações tecnológicas trazem às organizações diversos benefícios, e são fatores de extrema importância para a eficiência, produtividade e lucratividade de negócios. É de extrema importância a empresa tomar algumas atitudes em relação à estas inovações, tais como:
- seja capaz de além de utilizar tecnologias do futuro, dominá-las e usá-las para benefício, de maneira que gere maior lucro;
- utilizar 100% da capacidade tecnológica adquirida;
- aumentar a capacidade dos processos, diminuindo a burocracia presente;
- melhoria de qualidade no resultado final;
- redução de custos, entregando o resultado esperado em menos tempo.
A Magnus Consultoria fomenta o desenvolvimento de ambientes inovadores, por novos negócios, trabalhando em projetos de Inovação Tecnológica em várias áreas como: web,gestão, logística, RH, entre outras.
A Magnus faz parceria com empresas especializadas em Tecnologia da Informação, auxiliando na estruturação das empresas e na captação de recursos com os investidores.