Consultoria Empresarial
De acordo com um estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, a cada 10 brasileiros, quatro são empreendedores ou estão envolvidos com algum tipo de negócio.
A maioria deles aprende na prática o quanto estar à frente de uma empresa é um desafio. “Poucos têm consciência de que podem enfrentar os problemas, crescer e ficar ainda mais fortes no mercado. O segredo de tudo é simples: planejamento, organização e conhecimento”, analisa Magnus Wolfram, presidente da Magnus Consultoria, empresa que está há mais de 40 anos no mercado e já prestou consultoria para empresas.
E se a vida empresarial já impõe, diariamente, desafios e obstáculos a serem superados. “Quando um administrador encontra problemas precisa aprender com a situação, aceitar e entender que um ambiente assim é campo fértil para inovar e encontrar oportunidades de crescimento”, destaca o especialista, que aponta quatro passos fundamentais para os empreendedores fazerem o diagnóstico e transformarem o problema da empresa em oportunidade:
Toda empresa, em algum momento, precisa se reinventar, seja pelo surgimento de um concorrente, pela queda da demanda ou pelas transformações tecnológicas.
O fato é que o foco não pode estar no problema, mas, sim, nas soluções viáveis dentro do negócio para resolver a situação e retomar, ou seguir, o crescimento. Por isso, identifique as falhas e as fraquezas da sua empresa.
Depois de identificar onde o seu negócio está pecando ou trazendo prejuízo, fica mais fácil encontrar uma solução.
Este é o momento para você sair da zona de conforto, e procurar a raís do seu problema, o que faz com que ele seja um desafio. não colocar a culpa no outro, e buscar alternativas. Identifique o que você vem perdendo, qual a frequência dessas perdas e quais stakeholders esse problema atinge.
Observe esse problema por todos os pontos de vista. Nem sempre é fácil apontar os próprios erros e tomar decisões, mas isso, certamente, será fundamental para definir o futuro da sua empresa e orientar os seus passos.
Analise bem as possibilidades, pontue os prós e contras de cada decisão, preveja as consequências e, só então, decida qual rumo será dado para o seu negócio.
Em uma crise, busca-se pelas melhores técnicas e, muitas vezes, quem está fora da organização, pode quem não vive o problema tem mais chances de enxergar o problema por outro ponto de vista, e ajudar a encontrar uma solução.
Por isso, pode ser muito importante para essa reestruturação contar com a ajuda de profissionais mais engajados e até de uma consultoria especializada.
Com conhecimento adequado, é possível reduzir os custos, potencializar os recursos, inovar, superar os desafios, crescer, ter mais participação no mercado e, consequentemente, mais sucesso.