Consultoria Empresarial
Com o passar dos anos, o mundo coorporativo reinventou os seus padrões. Os CEOs deixaram o conceito autoritário de lado e se transformaram em líderes de pensamento e comportamento da organização. A cultura organizacional começa pelo planejamento estratégico, que serve como apoio para a empresa e foco no trabalho.
Muito além da preocupação com a qualidade de vida das pessoas, o envolvimento do CEO com os setores da empresa é um grande diferencial. Ser um bom gestor exige muita flexibilidade, um exemplo disso é o cenário econômico instável do país e também as diferenças culturais dos funcionários.
Com altos e baixos a todos os momentos, o CEO deve se ajustar à realidade, sem se prender a antigos conceitos. É necessário saber ouvir a sua equipe, ser uma figura inspiradora, um exemplo.
Entre características e processos de gestão, listamos os 10 aspectos mais importantes para a rotina de um CEO.
O planejamento estratégico é uma ferramenta chave para o sucesso da organização. Nele são estabelecidos os objetivos e ações da empresa em curto, médio e longo prazo.
Quando as metas são planejadas, a comunicação entre líderes e funcionários flui melhor e auxilia a estabelecer uma rotina, assim, todos caminham na mesma direção.
Os padrões organizacionais se transformaram com o passar dos anos. Envolver-se com todos os setores da empresa é um diferencial do CEO. Ele precisa conhecer todos os processos e deixar de lado aquela figura autoritária. A preocupação com a qualidade de vida das pessoas é um dos ingredientes parar ser um bom líder.
Entre as principais características de um CEO, está a flexibilidade.
Isso diz respeito às questões relacionadas à gestão e também ao setor pessoal. Um exemplo é o cenário econômico brasileiro. Instável, apresenta seus altos e baixos constantemente, fazendo com que o gestor adeque a sua visão e estratégias rapidamente, tendo a mente aberta para novas possibilidades de gestão e sem comprometer os resultados.
Cada pessoa tem a sua habilidade e se destaca em alguma atividade. O gestor deve ser capaz de identificar essas qualidades, não apenas na sua equipe, mas em si mesmo, em alguns casos, o trabalho dos consultores auxilia nesta perspectiva.
Outro exemplo é a diferença de gerações atuando em um mesmo setor, enquanto alguns funcionários são adeptos às tecnologias disponíveis no mercado, outros ainda sentem receio em usá-las.
O papel do CEO é saber lidar com essas diferenças e encontrar a melhor forma para que cada um execute a sua tarefa. Dessa forma, o trabalho em equipe será mais produtivo.
O foco nas pessoas vai além de se preocupar com a qualidade de vida. Não basta apenas estar bem fisicamente. O líder deve motivar as pessoas.
Esse trabalho contribui para que cada um saia de casa ciente da importância da sua função e com o desejo de doar o seu melhor para a empresa, assim é possível atingir melhores resultados. O CEO precisa inspirar a sua equipe, precisa vestir a camisa e dar o exemplo.
Estabelecer uma relação de respeito e não de medo entre os diversos escalões da organização é outra característica de um CEO.
Os funcionários precisam ter confiança no seu líder e sentir liberdade para o diálogo, para expressar o que sentem em relação ao ambiente de trabalho e sugerir melhorias para a rotina produtiva.
A postura e a conduta do gestor para lidar com as diversas situações do dia a dia é um diferencial do CEO.
É importante conhecer todos os setores e atividades da empresa, sua missão, valores e objetivos. O líder precisa estar em sincronia com a empresa como um todo.
Com o intuito de ver a empresa crescer de forma mais rápida, e até por receio, alguns CEOs tentam abraçar o mundo e realizar sozinhos o maior números de tarefas dentro do negócio.
Não assuma todas as responsabilidades. Confie na sua equipe e divida as tarefas. A centralização demasiada pode prejudicar o bom andamento do negócio.
Os clientes tornam-se cada vez mais exigentes e o mercado é cada vez mais competitivo.
Como CEO, a sua principal tarefa é manter o navio em curso e na frente dos seus concorrentes.
Novas ideias, soluções e viabilizar a execução desses planos e, principalmente, estar aberto às mudanças e obstáculos que podem surgir durante a execução do projeto, visando o melhor produto, serviço e a rentabilidade do seu negócio.
O papel do líder é um dos ingredientes para uma gestão de sucesso com bons resultados. É isso que as empresas esperam de sua equipe.
Planejar, delegar as funções, enxergar o papel de cada um, ser flexível perante as demandas da empresa, fazer com que as pessoas se engajem e valorizar o trabalho de cada um. Sem dúvida, o conjunto de todas as características que já abordamos levará ao resultado esperado.