Buscando investidores para 2024? Saiba antes de tudo quanto vale o seu negócio

Consultoria Empresarial

O empresário, ao olhar para o próprio patrimônio, faz uma análise de valor que nem sempre é baseada em números. O fator emocional, a supervalorização ou o apego acabam influenciando na hora de apontar uma cifra. 

Porém, no mundo real, em que investidores buscam oportunidades de novos negócios ou vice-versa, essa avaliação é muito mais complexa e conta com a ajuda de um especialista em números e mercado. 

Nosso consultor em Gestão Empresarial na Magnus Consultoria, é um expert em “Valuation”, um termo em inglês para o processo de colocar preço em um negócio.

O processo, segundo ele, depende de uma visão aprofundada de números e balanços. “O primeiro critério que um investidor avalia é se a empresa é geradora de caixa e se há projeção saudável de fluxo de caixa no futuro. A contratação de um profissional idôneo para fazer este levantamento dá credibilidade maior a esta avaliação”, comenta o especialista. 

Nos EUA, a prática de Valuation é mais antiga, já no Brasil o “boom” veio com o surgimento em escala de Startups. Abaixo o especialista lista as vantagens de aplicação de um Valuation para empresa e para os investidores.

Valuation para as empresas:

1. Verificar a longo prazo e no papel se o negócio é gerador de caixa;

2. Possibilidade de planejamento a longo prazo;

3. Facilidade no acesso a eventuais investidores já que o requisito primordial para buscar investimento é saber quanto vale uma empresa/negócio.

Valuation para investidores:

1. Confiabilidade das informações.

2. Saber o valor do negócio com comprovação dos dados.

3. Acesso à análise e cruzamento de dados.

4. Noção mais clara do retorno de investimento.

5. Análise do retorno a longo prazo.

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