Auditoria Due Diligence: o que é e por que é importante para a sua empresa.

Consultoria Empresarial

A realização de uma auditoria interna é muito importante para uma empresa. Avaliar periodicamente seus processos internos garante que eles estejam sempre alinhados aos objetivos iniciais e permite que melhorias sejam implementadas.

Numa Auditoria Due Diligence, o princípio é basicamente o mesmo, mas sua aplicação, natureza e finalidade são bem diferentes. Para entender exatamente como ela funciona e de que maneiras contribui para um negócio, vamos nos aprofundar no seu conceito e nas formas que ela pode ser conduzida.

O que é Auditoria Due Diligence?

Como todo processo de auditoria, o conceito de Due Diligence também é baseado na análise de informações de um negócio. A diferença é que a auditoria de Due Diligence acontece antes de qualquer ação ter sido tomada pela empresa e analisa os riscos existentes numa negociação ou proposta.

De acordo com a natureza do negócio, a Due Diligence tem procedimentos específicos, mas normalmente se refere a questões financeiras, fiscais e contábeis, abrangendo os mais diversos tipos de aspectos, como ambientais e tecnológicos.

Em casos de uma reestruturação societária, como fusão ou incorporação, ou mesmo na aquisição de uma empresa, a auditoria de Due Diligence é imprescindível para ter uma visão ampla da real situação operacional dessas negociações.

Por que a Auditoria Due Diligence é importante

A Due Diligence é muito importante para os dois lados do negócio, comprador e vendedor, mas possui finalidades diferentes para cada um. Entre as principais:

Para quem compra:

- Identificar e gerenciar principais riscos.

- Ter uma base de cálculo para compra.

- Conhecer o funcionamento da empresa.

Para quem vende:

- Se preparar para a negociação.

- Obter uma visão externa do negócio.

- Identificar problemas e elaborar soluções.

- Ter base para preço de venda.

Como fazer uma Auditoria Due Diligence

Para ter um bom resultado, a auditoria Due Diligence precisa ir a fundo nas informações da empresa. É muito importante que ela envolva todas as atividades desempenhas pela empresa e analise todos detalhes referentes ao negócio, como demonstrações contábeis, passivos assumidos, valores a serem recebidos, entre outros.

Mas não basta apenas analisar a realidade da empresa hoje. É preciso ir a fundo no histórico do negócio, avaliar seu desempenho no passado e também no futuro, através da realização de projeções e pesquisas de mercado.

Também é preciso ter cuidado na hora de escolher a consultoria responsável pelo trabalho. É importante se certificar de que se trata de uma instituição séria e respeitada no mercado, afinal, você vai fornecer a eles todas as informações do seu negócio. Faça uma boa pesquisa até achar uma opção na qual você confie e não esqueça de incluir cláusulas de confidencialidade no contrato.

É importante ressaltar que essa auditoria é bastante complexa e exige muita técnica e conhecimento.

A Magnus Consultoria

A Auditoria Due Dilligence é um dos serviços oferecidos pela Magnus Consultoria. Possuímos profissionais especializados nas mais diversas áreas que realizam uma análise completa do negócio a fim de reduzir riscos e custos nas possíveis negociações futuras. Fale conosco e realize as operações da sua empresa com mais segurança.

Entenda mais