A informação sumiu!

Sistema

O que aconteceria se, de uma hora para outra, informações importantes da sua empresa desaparecessem? 

É importante entender que os dados de uma empresa possuem importância patrimonial, por isso, devem receber a mesma atenção de outros bens. 

Para perceber a importância desses dados, basta idealizar as consequências que a empresa teria ao perdê-los ou não poder acessá-los. Esses arquivos podem ser sequestrados por hackers ou sumirem em consequência de um problema técnico, um clique equivocado ou até mesmo uma catástrofe, como cheias e incêndios. 

O que é importante frisar, segundo o analista de TI da Magnus Consultoria é que problemas assim podem ser evitados com uma medida simples: o backup. “Ele é fundamental, a única maneira de garantir que dados importantes não acabem perdidos, ou sejam recuperados se necessário”. O especialista é quem dá dicas sobre ameaças e como manter arquivos em segurança:

Instalar um bom antivírus:

Um dos maiores problemas quando se trata de arquivos na rede têm sido os hackers que sequestram as informações de empresas. 

O mais conhecido é o ransomware, um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso. 

Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. “A prevenção pode ser feita com a instalação de antivírus. É preciso mantê-lo sempre atualizado e programá-lo para fazer buscas regulares no sistema para que o vírus seja detectado antes de ser ativado”, explica o especialista.

Definir o formato ideal

Existem diversas formas de fazer backup, mas é importante destacar que o armazenamento deve ser feito preferencialmente, em uma unidade externa, que pode ser um HD, fitas magnéticas, servidores locais e até mesmo em nuvem. 

Cada opção possui as suas vantagens e desvantagens, cabe ao TI analisar alguns pontos como: viabilidade do processo, custo benefício, agilidade, segurança, privacidade e escalabilidade, para identificar o melhor formato para sua empresa.

Tempo de armazenamento e periodicidade

Cada empresa possui suas particularidades, definir rotinas para os backups, quantidade de cópias e períodos de armazenamento garantirá a segurança e integridade dos dados. 

Os arquivos precisam ser armazenados por um determinado período, mas alguns podem ser descartados do backup de tempos em tempos, para evitar trabalho e gastos desnecessários

Existem ferramentas que permitem a configuração de rotinas de backup automatizadas, permitindo que setor de TI programe os intervalos entre um backup e outro, quais pastas e arquivos precisam ser armazenados, podendo direcionar tempo e recursos para novos projetos, sem colocar esse patrimônio em risco.

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