Consultoria Empresarial
Quando se fala em gestão empresarial, muitas pessoas lembram apenas de assuntos relacionados à administração interna da empresa como planejamento estratégico e a gestão de pessoas e de finanças. Mas a maneira como a empresa se relaciona com o mercado e seus consumidores também é crucial para o seu sucesso. É isso que torna o Marketing muito importante para a Gestão Empresarial.
Um dos motivos que leva os empreendedores a ignorarem a importância do Marketing para a gestão empresarial é a falta de conhecimento sobre o real significado do Marketing e tudo que ele abrange. Muita gente acha que Marketing é sinônimo de propaganda, mas isso é incorreto. A propaganda é apenas uma parte de um conjunto de processos muito maior.
Quando analisamos a origem do termo, fica mais fácil compreender o significado de Marketing. Market, em inglês, é “mercado” e o “ing” funciona como um gerúndio, indicando ação. Dessa forma, Marketing é o conjunto de ações, estratégias e processos utilizados para criar, explorar e entregar valor para clientes, mercado e sociedade em geral.
O objetivo do Marketing é muito mais do que simplesmente “vender algo”. É o processo de criar valor para uma marca ou produto e manter os clientes satisfeitos. E como dissemos anteriormente, a propaganda é apenas uma parte do processo.
O conceito mais conhecido e adotado para a organização de estratégias se apoia sobre 4 variáveis, conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing. São elas:
É o quanto será cobrado pelo produto ou serviço. Muita gente pode achar que o preço diz respeito apenas ao Financeiro da empresa, mas isso é um equívoco. O preço deve ser trabalho dentro do Marketing, pois diz respeito diretamente ao posicionamento da empresa no mercado e que tipo de público ela pretende atingir.
Diz respeito a todos os locais em que o público tem contato com o produto ou serviço. O principal é o local de venda, que pode ser físico ou on-line, mas também se refere aos canais de mídia que serão utilizados. O importante é conhecer bem a rotina e os hábitos do público para chegar até onde ele está.
Tudo relativo ao produto e serviço deve ser pensado em termos de estratégia de marketing, ou seja, como torna-lo mais atrativo para o público. Da embalagem ao prazo de entrega, tudo deve ser pensado com um diferencial que pode agregar valor.
É a parte da publicidade. Todas as estratégias de divulgação que serão utilizadas para promover o produto ou serviço. Da forma de abordagem até a linguagem, tudo deve ser pesando tendo em mente o público-alvo.
O trabalho do Marketing ocorre durante todo o processo da Gestão Empresarial. No momento que um empreendedor decide abrir seu negócio e começa a analisar o mercado e a concorrência, ele deve começar a pensar nos seus diferenciais também pelo viés dos 4 Ps.
Isso é importante pois alinha as estratégias e planejamento da empresa às expectativas do seu público-alvo. Quando se define exatamente o que vai ser vendido, de que forma e aonde, fica muito mais fácil encontrar uma clientela e criar um vínculo com ela, além de fornecer métricas mais precisas para as análises de desempenho.
A divulgação do seu produto/serviço é fundamental para alcançar o sucesso. Por isso, evite fazer tudo sozinho ou promoções baseadas totalmente em preço, que apesar de baratas não se comunicam com o seu público e não agregam valor para a sua marca. Invista. Faça as coisas do jeito certo e invista no trabalho de profissionais. O resultado vale a pena.