9 fatores que você precisa considerar antes de abrir uma nova filial

Consultoria Empresarial

Abrir uma nova filial pode ser um passo importante para o crescimento de uma empresa. No entanto, antes de tomar essa decisão, é fundamental que os empresários avaliem cuidadosamente diversos aspectos que irão o ajudar a identificar as oportunidades, reduzir riscos e maximizar seu retorno.

Para isso, trouxemos algumas dicas importantes que podem ajudar em cada etapa desse processo, e que serão verdadeiramente úteis para construir um planejamento eficaz e sem surpresas no caixa da sua empresa.

O que é preciso saber antes de abrir uma nova filial?

Antes de abordarmos as dicas, vale destacar que essa é uma decisão estratégica que requer um planejamento minucioso e um conhecimento aprofundado do mercado e dos recursos necessários.

Isso porque cada o seu negócio tem suas particularidades e pode exigir outros tratamentos que vão além do passo a passo que iremos trazer.

Por isso, investir em uma consultoria especializada pode ser uma escolha inteligente para quem busca maximizar o retorno e mitigar riscos no processo de abrir uma nova filial.

Elabore um plano de negócio

Elaborar um plano de negócios bem estruturado para uma nova filial é basicamente o fundamento do projeto, e irá abranger todos os próximos fatores necessários a considerar antes de abrir uma nova filial.

É por meio dele que você irá identificar e avaliar todos os aspectos que envolvem o projeto, desde a análise de mercado até as projeções financeiras e operacionais.

Nesse processo, você começa a entender a viabilidade do projeto e identificar as oportunidades e desafios que surgirão.

Conheça o mercado

Imagina o comprometimento de investir em uma filial que não tem demanda suficiente ou que não é competitiva em relação aos concorrentes?

Essa análise de mercado por produto ou serviço na região onde você pensa em abrir a filial é importante, isso porque será através dela que você vai identificar a concorrência e entender as tendências e necessidades do seu público.

Pense em estratégia de marketing

Com base na análise externa, a esse ponto já é possível identificar a necessidade de uma nova estratégia.

Afinal, é com uma boa estratégia de marketing permite que a empresa se posicione no mercado de forma competitiva e atraia a atenção do público-alvo, fundamental para gerar vendas e fidelizar clientes.

Não se esqueça do fator localização

A escolha da localização de uma nova filial é um fator crítico, porque influencia diretamente a sua visibilidade, acessibilidade e rentabilidade.

Ela deve ser feita com base em fatores como o perfil do público, o potencial de crescimento da região, a acessibilidade e a infraestrutura disponível.

Pense em quanto custa

Essa visão clara dos custos envolvidos na empreitada e dos recursos financeiros necessários é o fator que garante o sucesso do empreendimento.

O investimento da nova filial deve ser avaliado de forma realista e estratégia. É importante também considerar a possibilidade de despesas extras, como reformas ou equipamentos danificados, entre outros.

Pense em quem irá atuar

Importante avaliar a necessidade de recursos humanos para a nova filial, incluindo a contratação de novos funcionários e a transferência de colaboradores da matriz, se for necessário.

Na definição dos recursos humanos, será possível identificar as competências, habilidades e conhecimentos que a equipe deve ter para desempenhar as funções com excelência. Através de um fluxograma, será possível definir quais pessoas irão atuar e qual serão suas funções.

É fundamental que a equipe seja treinada e capacitada para atender às necessidades do negócio e às expectativas dos clientes.

Consistência nos dados financeiros e econômicos

É através de uma análise de viabilidade financeira que será possível identificar problemas financeiros possíveis, permitindo que sejam feitos ajustes e correções antes de comprometer o caixa da empresa.

Além de entender a viabilidade, você começa a entender também o potencial de faturamento da sua nova filial, e com isso, elaborar um plano de negócio mais realista.

Essa análise também ajuda a identificar que os recursos disponíveis para a abertura da filial são suficientes para cobrir todos os custos envolvidos no negócio, além de gerar o retorno sobre o investimento a longo prazo.

Inclui também a elaboração de projeções financeiras, como fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstrações de resultados, permitindo avaliar a saúde financeira do projeto antes de iniciar suas atividades.

Gestão de riscos

É nesse momento que você poderá identificar e minimizar os riscos envolvidos na abertura da filial, permitindo que a empresa esteja preparada para lidar com imprevistos e preservando sua imagem e reputação.

Aspectos legais

Entre os aspectos legais que devem ser considerados na abertura de uma nova filial, estão a obtenção de alvarás, licenças e autorizações necessárias para o funcionamento do negócio, o registro da empresa nos órgãos competentes, o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias, a proteção de propriedade intelectual, a segurança e saúde ocupacional, entre outros.

É importante que a empresa tenha conhecimento das obrigações legais que devem ser cumpridas, buscando uma assessoria jurídica para garantir que todas as normas e leis sejam atendidas.

Análise Econômica e Financeira de Empresa

A análise econômica consiste em um estudo detalhado da sua nova filial. Tem como objetivo de avaliar as condições operacionais, mercadológicas e financeiras, identificando possíveis pontos de melhorias necessários para torná-lo viável, saudável e lucrativo.

Por isso, se você é um empresário que quer entender se sua nova filial está trazendo lucros, considere contar com uma equipe de profissionais especializados em consultoria econômica e financeira de empresa.

Com a expertise e experiência, você poderá avaliar todos os tópicos que mencionamos e ter a certeza de que está tomando as melhores decisões para o seu negócio.

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