Consultoria Empresarial
O princípio vital para o crescimento de qualquer negócio são os clientes. Para manter-se relevante no mercado, com um bom desenvolvimento e elevado índice de crescimento, é essencial a empresa sempre procurar conquistar novos clientes, sem se esquecer dos mais antigos.
Saber o passo a passo desse processo é muito importante, e torna-se um grande desafio para as empresas. Para gerar o perfil do consumidor, são utilizados sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (tradução do inglês Costumers Relationship Management, ou CRM), que são softwares que englobam as áreas de marketing, vendas e atendimento, com o principal foco exclusivamente no cliente.
Os sistemas geram estratégias para executar a interação entre a empresa e o cliente com o objetivo de coletar, armazenar e comparar informações. Essa pesquisa indica então qual é o perfil do cliente que vai consumir produtos da empresa, chamado de Persona.
As empresas que optam por sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente tornam possível:
- Entender melhor a necessidade do cliente;
- Fidelizar clientes e oferecer a ele uma melhor experiência;
- Captar novos clientes;
- Aumentar o lucro.
A entrada de novos negócios dentro da empresa é um dos principais objetivos de qualquer organização. Listamos 5 dicas infalíveis para a captação e fidelização de clientes:
Conhecer a fundo tudo sobre sua empresa e o mercado em que ela atua é essencial para a captação de novos clientes. Manter-se atualizado sobre novas tendências é um ponto importante para alcançar melhores resultados no relacionamento com clientes. A antiga freguesia pode indicar o que pode ser melhorado dentro da empresa, e a partir de então, o foco passa a ser a qualidade do serviço oferecido pela organização.
Chamamos de Persona a representação fictícia do cliente ideal para a empresa. Definindo bem qual o cliente ideal que a empresa quer atrair, pode-se traçar as características buscadas, os interesses e necessidades. Com tudo bem definido, a empresa terá uma noção de quais locais poderá encontrar potenciais consumidores, seu comportamento, o que estão procurando e quais produtos gostariam de adquirir.
Para não ficar para trás nas inovações do mercado, as empresas precisam sempre manter-se em atualização constante para seguir novas tendências. A internet tem grande importância dentro do empreendedorismo, pois facilita divulgar os trabalhos da organização e faz a ponte para manter contato com seus clientes e expor seus serviços para captar novos.
A criação de um site responsivo, informativo e detalhado é essencial para chamar a atenção de novos clientes, que todos os dias recebem vários tipos de informações de outras empresas, inclusive da concorrência. Ter uma página objetiva, mas que chame a atenção é importante para a captação de um novo público.
Para saber se os resultados estão sendo alcançados é preciso, constantemente, analisar se as iniciativas iniciadas pela empresa estão dando o retorno aguardado. Se os objetivos traçados não estiverem alcançando os resultados esperados, as estratégias precisam ser repensadas e refeitas para que sejam melhores realizadas. Os próprios clientes podem realizar esse feedback. Quanto mais qualidade tiver o serviço, maior será a satisfação dos clientes.
Um cliente satisfeito vai passar adiante a informação de que empresa X tem um bom atendimento, indicando os serviços prestados. O cliente deve ser bem atendido antes, durante e depois da compra. Todas as dúvidas que possam surgir devem ser sanadas, dando motivos para ele voltar a fazer negócio com a empresa.
Após a compra, é indicado que o relacionamento entre empresa e o cliente continue, por e-mails marketing, promoções exclusivas, entre outras maneiras para manter o elo.
A Magnus Consultoria está há mais de 40 anos no mercado, transformando ideias em resultados concretos, visando sempre a longevidade nas relações comerciais e a solidez de seus clientes. Acesse nosso site!