5 dicas essenciais para uma Gestão Empresarial eficiente

Consultoria Empresarial

Tirar uma ideia do papel e começar um empreendimento é um grande desafio. Mas um desafio tão grande quanto, ou talvez até maior, é manter um empreendimento funcionando e dando retorno. Essa é a função da Gestão Empresarial: desenvolver estratégias para levar a empresa adiante.

Seja para empresas de grande porte ou para empresários individuais, a Gestão Empresarial é fundamental para qualquer negócio alcançar o sucesso. O bom gerenciamento é responsável por reduzir custos e tempo para a realização dos processos e a prevenir falhas e solucionar problemas.

Confira 5 dicas essenciais para melhorar sua gestão empresarial e obter resultados melhores:

1. Faça um Planejamento Financeiro

A parte financeira é a base de todo o funcionamento da empresa e todas as decisões relacionadas a ela impactam no negócio como um todo. Mesmo assim, é comum vermos empreendimentos tratando do assunto sem a importância devida e comprometendo seu sucesso graças a esse equívoco.

O primeiro passo é separar suas finanças pessoais com as da empresa. Esse é um erro que dificulta a medição dos resultados, mascara a saúde financeira do negócio e ainda pode trazer problemas com o fisco. Para evitar esse problema, defina logo no início das operações o seu pró-labore e separe de uma vez sua vida pessoal separada da sua vida profissional.

Depois, adote um software de controle financeiro e organize suas receitas e despesas. A partir daí, vai ficar muito mais fácil administrar seu capital.

2. Invista em Gestão de Pessoas

Sua empresa é a realização do seu sonho e você dedica 100% do seu tempo a ela. Nada mais justo que esperar que seus funcionários façam o mesmo, certo? Errado. Um dos principais erros de gestão é esperar que os colaboradores compartilhem da mesma paixão e entusiasmo pelo negócio que o dono.

Uma equipe precisa ser constantemente motivada, desafiada e recompensada. Esforce-se para criar um bom ambiente de trabalho, onde existe espaço para diálogo e a opinião de todos é respeitada. Invista em treinamentos e cursos para seus funcionários e valorize o trabalho deles através de feedbacks. São ações que contribuem para melhorar o desempenho e aumentar a produtividade.

3. Faça um Planejamento Estratégico

Definir um Planejamento Estratégico é uma forma de alavancar o negócio na direção correta, antever problemas e levantar oportunidades de melhorar. Basicamente, ele responde três questões principais:

1. Onde estamos?

2. Para onde queremos ir?

3. Como vamos chegar lá?

O primeiro passo para a criação do seu Planejamento Estratégico é definir a identidade organizacional da sua empresa. São três itens:

Missão: o propósito da empresa, sua finalidade

Visão: o sonho da empresa

Valores: as atitudes da empresa para cumprir seu propósito e tornar seu sonho realidade.

Depois, vem a Análise SWOT, que analisa os pontos fracos e pontos fortes da empresa e as ameaças e oportunidades presentes no mercado. A partir daí, você estará apto a definir as melhores estratégias e ações para alcançar os objetivos propostos para o seu negócio.

4. Utilize um CRM

Hoje em dia, a gestão da relação com o consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É exatamente isso que um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management) faz: reúne as ferramentas necessárias para que você administre todas as etapas do canal de vendas de maneira ágil e simplificada.

O CRM ajuda você a mapear exatamente qual o momento de cada potencial cliente e, assim, desenvolver estratégias personalizadas para que eles concluam a compra. Além disso, também é possível trabalhar com o relacionamento pós-venda e tornar mais forte o vínculo da sua empresa com o público-alvo, conquista sua fidelização.

5. Utilize um software de gestão

Cada empreendedor tem sua própria maneira de administrar seu negócio, mas é altamente recomendado que ele utilize um software de gestão ERP. Os ERPs são sistemas que gerenciam todas as operações da empresa de maneira integrada.

As informações são inseridas numa base única e podem ser utilizadas por todos os outros setores. Essa automatização agiliza consideravelmente os processos, minimiza as chances de erro, aumenta o controle sobre prazos, entre outras vantagens. Além disso, o sistema pode ser customizado somente com os módulos que você precisa no seu negócio.

Realizar a Gestão Empresarial de qualquer negócio é uma atividade bastante complexa e demorada, mas vai ficar mais fácil se você seguir essas dicas. Lembre-se também de fazer uma avaliação constante do desempenho da sua empresa. O mercado é muito dinâmico e sua Gestão Empresarial precisa evoluir junto com ele.

Na Magnus Consultoria oferecemos uma gama variada de serviços para alavancar sua gestão empresarial, com profissionais especializados em diferentes áreas. Fale conosco para otimizar seus processos, diminuir custos, economizar tempo e alcançar seus objetivos mais facilmente.

Entenda mais