Consultoria Societária
A sucessão empresarial não é um processo tão simples quando pode parecer. Leva bastante tempo e exige uma série de procedimentos e cuidados prévios. Do contrário, toda a operação organizacional da empresa pode acabar comprometida.
Para garantir que a sucessão ocorra sem problemas, o primeiro passo é dar início aos procedimentos no tempo correto. Mas nem sempre é fácil saber quando é hora de começar. Por isso, reunimos 10 sinais que mostram que é hora de você começar a pensar no assunto.
A maioria dos especialistas no assunto concorda: a hora certa pra começar a preparar a sucessão da sua empresa é com dez anos de antecedência.
Empresários precisam estar atentos a tudo que acontece ao seu redor. Se o seu interesse no mercado vem diminuindo cada vez mais, talvez seja a hora de passar o bastão adiante.
Reuniões podem ser cansativas, mas são necessárias. Se o seu desconforto supera a vontade de resolver os problemas, é um sinal.
No início, você praticamente vivia lá. Com o passar dos anos o tempo do expediente foi diminuindo e hoje não chega a 6 horas diárias.
É sinal de que a empresa está madura e pronta para receber uma nova liderança.
As pessoas que ajudam no comando da empresa estão preparadas para a tomada de decisões.
Normalmente é quase impossível ficar longe dos problemas da empresa. Se durante 24h você não for procurado, é um sinal.
Um líder precisa estar sempre atualizado. Se você ficou pra trás nesse quesito, pode ser hora de começar a escolher um sucessor.
Você já não acompanha tanto a empresa a ponto de estar por dentro de todos os detalhes. Isso mostra que tem gente mais preparada e mais apta a tocar o barco.
É uma brincadeira, mas o fato é que a grande maioria dos empresários age como se fosse imortal e pudesse cuidar dos negócios pra sempre. Não caia nessa armadilha. Se algo precisa durar é a sua empresa e isso só é possível preparando um processo bem trabalho de sucessão empresarial.